sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ai a Amália!

-Fecha-me essa porta que entra frio!!!
Raios, estas operadoras... parecem que tem o rabo comprido... Por acaso, o rabinho desta, deve ter sido feito em Janeiro... é bom o ano inteiro...

Mas bem, eu peço desculpa pela minha ausência, mas tive metido nuns problemas. É que eu fiz parte de um rancho. Quer dizer, acho que fiz... na verdade nunca me disseram que tinha entrado, e até hoje também nunca ninguém me disse que já não fazia parte. É que no rancho, a malta veste-se muito mal, e eu no dia a dia ando perto disso. Por isso tenho alguma dificuldade em aperceber-me que já não faço parte.
Mas atenção, não é um rancho qualquer, é um rancho universitário. Que basicamente, é a mesma coisa que uma tuna: beber uns copos valentes. Só que neste caso, em vez de estudantes, vamos logo vestidos de bêbados. No fundo, os encontros etnográficos, não são mais que a representação de um festival de tunas no século passado.
Pois bem, este rancho organizou um encontro com outros ranchos da mesma linhagem, e houve um grande problema.
A chatice começou quando a Maddie pediu ao Pai Natal, que queria viver rodeada de ranchos académicos. Ora o Pai Natal, pegou nos ranchos académicos todos e levou-os para junto da Maddie. Minto, não os levou todos. Deixou ficar os Pauliteiros que assustaram as renas com aqueles paus enormes, e este rancho onde já muito mostrei os pelos das minhas pernas (parece que o Pai Natal não gosta de ver leiteiras de xaile).
Pronto, tiveram então de fazer o evento com os da casa e os pauliteiros mais resistentes.
Estavam já com o programa meio decidido, quando entra a Popota a correr com uma ideia:
- É pá, e se no final dos ranchos, tivéssemos o Elvis Presley? E depois desse-mos sandes leitão?
- Isso ia ficar muito caro, não dá!
Respondeu algum caloiro que não conheço. Ao que contrapôs a Popota:
- Então, damos antes sandes-mista.
Pensou então em voz alta alguém que deve andar a estudar para ser engenheiro:
- Não acredito que estou a ouvir isto... que triste fado...
Resultado, juntaram as ideias todas, e arranjaram um grupo de fado constituído por elementos que fazem parte de uma tuna-mista.
Durante o espectáculo, estava um turista chinês no público, mas não conseguia ver porque estava um elemento do rancho à sua frente, a leiteira, e ele não conseguia ver. Chateado gritou:
- Que-lo vê-le! Xaile da flente!
Ao que a leiteira virou-se e disse:
- Sim é verdade, a leiteira também usa xaile na frente.
A leiteira é como o Miguel Veloso, fala na terceira pessoa.
Entretanto, chega uma antiga bailarina do rancho, daquelas que tem ataques compulsivos de mau feitio, e não gostou da iluminação. Disse logo:
- Com Quanntano! Que raio é isto?
Aproxima-se do bar e pede um café. Ao ser servida o moço do bar pergunta se ela quer que ponha um pingo de leite no café, ao que ela responde furiosa:
- O quê? Olhe, fique sabendo que estou farta de Garotos!
Nisto, aparece por ali a Leopoldina, que andava na missão "Fazer-se ao Piso" (tal como muito caloiro naquele rancho, que anda a ver se desencalha uma tricana), e diz:
- Algum Pediatra por aqui? A Maddie gostava muito que o projecto dela fosse o mais votado, e precisava de um Pediatra...
- Conheces a Maddie?
Perguntou o Pai Natal.
- Sim, vive num país cheio de cor, com a Maia. Mas lá na Pediatria, a televisão ainda é a preto e branco, e ela já começa a ficar farta de ver o Michael Jackson. Era um Magalhães... para ela poder mandar mails aos pauliteiros...
Entretanto passa um Tordo e comenta:
- País cheio de cor... como eu gostava de desencalhar essa aBelha...
Nisso, a antiga bailarina do rancho, acaba de beber o seu café e dirige a palavra à Leopoldina:
- Ó ave armada em Tomb Raider, eu sou pediatra e gostava de ajudar nessa campanha, mas tenho contrato de exclusividade com o Jumbo...
Começa entretanto o grupo de fados a cantar, e corre pelo público um boato que no Pingo Doce ali ao lado, há uma promoção de sandes de leitão, e que na compra de duas sandes, ofereciam um CD da Amália.
Os pauliteiros, quando souberam que eram vendidas pela operadora da caixa 3, foram logo todos a correr com o pau na mão.
A leiteira, também lhe deu a fome e foi. Pelo caminho dizia:
- Vou comprar duas, quero um CD da Amália... a Amália também usava xaile.

2 comentários: